Visão Geral CentOS 7 Minimal install


Visão Geral do CentOS 7 minimal Install

    07/09/2019 
Bruno Borges

     Nesse post vamos ver o que vem no CentOS 7, sua estrutura de diretórios, seus arquivos de configurações, aplicações básicas e comandos básicos.

     A titulo de curiosidade efetuei, para esse post, uma instalação automática do sistema, somente configurando o teclado para pt-br e placa de rede ligada no boot. Versão x86_64.
     Outro ponto é que foi utilizando o VirtualBox para a avaliação e testes.

     A versão do kernel que vem por padrão é o 3.10.0-693.e17
     O yum ainda é o gerenciador de downloads e instaldor de pacotes do CentOS 7. Não se sabe quando será substituído pelo DNF, que já era o padrão do fedora 25 em diante (Não sei se as versões do fedora. O fedora é a distribuição que uso desde da versão 25).
   
     O ifconfig foi substituído pelo ip e identifiquei que não tem alguns dos aplicativos que eu acho mais importante instalados. Os comandos são lsusb, lspci, ntp e ntpdate, traceroute, netcat, netstat, route, host, dig, nslookup, nmap. Para saber como instalar clique aqui.

     Quanto ao FHS (Filesystem Hierarchy Standard), tem bastante coisa que está dentro do padrão mas algumas coisas estão um pouco diferentes (dentro do "/etc", do "/var" e do "/usr/"). Mas acredito que o FHS é tratado por todas as distro não como uma coisa obrigatória, visto que cada um faz o que quiser com sua distro, mas como um modelo a ser seguido. Um exemplo é o diretório "/run" que não faz parte do FHS mas muitas distro atualmente possuem esse diretório.
     Lembrando que eu não instalei nada nessa avaliação. Pode ser que com a instalação de aplicativos diversos, esses diretórios que estão faltando dentro do "/etc", "/var" apareçam.
     Algumas coisas relevantes sobre o assunto é que o "/bin" é um link simbólico do "/usr/bin". Assim como o "/lib" é um link simbólico do "/usr/lib" ("/lib64" é um link simbólico do "/usr/lib64") e o "/sbin" é um link simbólico do "/usr/sbin".

     O ssh e o sshd já vem instalado e ativo por padrão. Já o firewall que vem instalado é o firewalld. Esse é diferente do iptables, mas conseguimos utilizar os comandos do iptables no firewalld. Na bibliografia vou deixar mais links sobre o firewalld. Esse firewalld já vem com umas configurações básicas. Nada de mais. Nunca se esqueça de testar a conexão das portas.

Recursos e consumo:
     Como o esperado consome pouquíssimo. Dos 512 M de RAM estão sendo usados 356 M de RAM e 0 M de swap
     No disco, a instalação padrão, criou duas partições "/dev/dsa1" para boot. Sistema de arquivo xfs
e a outra partição é a "/dev/sda2"  criada com lvm também formatada com xfs. O tamanho do sistema é de 943 M

    O CentOS é uma ótima opção para servidores, estações de trabalho e criação de labs para estudos, além de ser uma das minhas distros favoritas. Pertencente a família RedHat e sempre recomendo a utilização do mesmo para qualquer tipo de serviço. Bem estável e fácil de manipular.
    Até a próxima!!!!

-------------------------------
Olá,
Eu sou o Bruno Borges.
Apaixonado por linux e pela infraestrutura de redes.
Trabalho desde 2009 na área.
Não sou o dono da verdade, simplesmente coloquei aqui
um pouco das minhas impressões sobre essa maravilhosa distro.

Caso cinta vontade, deixe um comentário acrescentando, corrigindo ou sugerindo algo sobre o texto.


Bibliografia
Firewalld
Substituindo o Firewalld pelo IPtables
FHS Wikipédia
Site Oficial do FHS
Site para Download do CentOS e documentações



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nome dos pacotes e funções básicas CentOS 7